Autor: Eric Many
Ano de edição: 2006
Editora: Edições Afrontamento
Idade recomendada: 6 anos
Sinopse
Certo
dia, Hipólito andava triste porque a sua amiga Rita lhe dissera: “Hipólito, tu
és o maior filantropo da floresta” (Eric Many, 2006:10). Ora, ouvindo isto e
tal como as crianças na fase em que aprendem palavras novas, Hipólito
interroga-se pois não sabia o significado desta nova palavra. O hipopótamo
decide, então, consultar alguns animais da floresta, seus amigos. Estes, como
não sabiam o que filantropo queria dizer, interpretaram mal e disseram ao
Hipólito que filantropo era um insulto. Foi difícil descobrir o que realmente
significa filantropo e o hipopótamo Hipólito, até chegou a dizer que “Se os
outros animais acham que sou feio, gordo e cheiro mal, é porque não precisam de
mim” (Eric Many, 2006:22). Então começou a gritar no meio da floresta dizendo:
“sou Hipólito o filantropo! Sou Hipólito o filantropo e vou-me embora!” (Eric
Many, 2006:22).
Até
que, a certa altura, Hipólito encontrou o André, o elefante. Este disse-lhe
para ter calma pois filantropo é uma “palavra para falar de alguém que gosta
das outras pessoas” (Eric Many, 2006:26) e assim Hipólito percebe que afinal
filantropo é um grande elogio.
A
história termina com um diálogo entre Hipólito e Rita em que este diz à amiga
que “Na verdade, não sei se sou o maior filantropo da floresta, mas sei que
gosto muito de ti e que tu não és nada misantropa” (Eric Many, 2006:30).
Justificação da idade
Na
minha opinião e seguindo o Plano Nacional de Leitura, acho que este livro
estará destinado a crianças com 6 anos de idade pois, segundo a teoria de
desenvolvimento cognitivo de Vigotsky (1978) “as crianças (…) envolvidas num
mundo de desafios e fantasia, são ativos aprendizes dotados de uma curiosidade
fascinante.”. Na teoria da aprendizagem social, Vigotsky, diz-nos também que a
criança sente necessidade de questionar os adultos. E, comparando com a
história, o Hipólito também sente essa necessidade quando deparado com uma
palavra estranha e nova. Nesta fase a criança sofre uma evolução relativamente
à linguagem. “O seu léxico mental aumenta (…) e (…) a criança atribui um
significado para cada palavra aprendida, categorizando-a numa estrutura mental
onde se encontram palavras familiares.”[1]
As crianças durante este período estão completamente
preparadas e disponíveis para a aprendizagem. Elas “encaram o pensamento e a aprendizagem
como um desafio intelectual” (Berger, 2000).
Relativamente
ao desenvolvimento psicológico das crianças com 6 anos de idade, estas são,
emocionalmente, muito excitáveis e as suas manifestações chegam, por vezes, a
que elas percam o próprio controlo. O Hipólito, quando conhece a palavra nova,
“filantropo”, fica excitado e chega mesmo a perder o controlo pensando que é
uma palavra feia.
As
crianças de 6 anos gostam de textos curtos e com ilustrações grandes que
estejam relacionadas com o texto.
Obrigada pela partilha, Lara Lopes! :)
ResponderEliminar