Domínio: Geometria e Medida
|
Sala: 5 anos
|
Meta:
No
final da educação pré-escolar, a criança descreve as posições relativas de objetos
usando termos como acima de, abaixo de, ao lado de, em frente de, atrás de, e
a seguir a.
|
|
Objetivo específico
·
Reconhecer a esquerda
·
Reconhecer a direita
·
Reconhecer a frente
·
Reconhecer o trás
Atividade
As crianças devem situar-se em frente à quadrícula desenhada no chão no
local marcado por uma seta – local onde se inicia o jogo. Segundo as ordens
da educadora as crianças movimentam-se nas quadrículas. Por exemplo: anda
duas casas para a frente, anda uma casa para a direita, anda uma casa para a
frente, anda três casas para a esquerda, …
Organização didático –
metodológica
A atividade tem de ser feita em pequeno grupo uma vez que não há espaço
para todas as crianças se movimentarem em simultâneo nas quadrículas. Assim
sendo, os grupos deverão ser de 3 no máximo. A educadora desenha no chão uma
quadrícula com fita-cola castanha ou com giz. Marca o local onde cada criança
inicia o jogo com uma seta. Cada criança situa-se no local marcado para
iniciar o jogo e segue as ordens dadas pela educadora. O jogo termina quando
a educadora assim o disser.
Recursos:
·
Sala ampla
·
Fita-cola castanha ou giz
Tempo:
·
5 – 10 minutos / grupo
|
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Atividade para os 5 anos - Geometria e Medida
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário